sábado, 8 de novembro de 2008

Infância

Existe época mais feliz e pura que a infância?
A meu ver, é a época em que se aprendem as melhores coisas da vida, onde a brincadeira é sem maldade, e o amor é o mais puro possível. Mesmo que a gente não entenda muito de sentimentos e sejamos muito influenciados na infância, ela é a fase mais linda da vida de qualquer pessoa. É onde as pessoas descobrem realmente que podem fazer tudo! Podem sonhar à vontade, pois no sonhar é livre de repreensões, brincadeiras? As mais diversas são aceitas, mas o que mais me chama a atenção além da pureza no pensamento é a inigualável capacidade de imaginação. As crianças podem voar, correr na velocidade do vendo, ou até mesmo criar uma própria estação de TV com um cabo de vassoura como antena e uma garrafa como câmera. Podem fazer armaduras indestrutíveis de papelão, seu próprio jornal local que é feito à mão e não menos importante: seus experimentos químicos com folhas de várias plantas, terra, e pétalas. Outra forma de mostrar a imaginação inacabável das crianças é com os brinquedos. Certa vez eu peguei todos os meus bonecos e os organizei para brincar, achando que ia ser bem rápido para eu poder ver TV. Porém, eu me entretive tanto que acabei brincando a tarde toda! De umas 3h até às 6:30h. E o mais importante, geralmente nas brincadeiras, o bem ganha certo? Pois na minha o mal ganhou, pra mostrar igualdade! HEHE, pode parecer uma coisa absurda: o mal ganhar, mas acaba que não é, já que o mundo já estava destruído da luta, qual a diferença se ele não vai poder dominar nada mesmo? É certo que em certas pessoas, a fase da infância é arrancada por alguma razão, o quê força essa pessoa a ter atitudes mais rígidas e a demonstrar muito menos as suas emoções. Porém, é possível tentar mudar essa realidade, as crianças são o futuro do mundo, da própria raça humana. A idéia biológica do ser vivo não é nascer, crescer, reproduzir (para manter a espécie) e morrer? Então eu gostaria de acrescentar mais umas duas fases no ser humano, já deixando de ser meramente biológica, já que nós temos o diferencial do raciocínio. A meu ver, os seres humanos deveriam nascer, crescer, produzir conhecimento útil para a humanidade, reproduzir, passar conhecimento para outras pessoas (incluindo seus descendentes) e enfim morrer como um ser que serviu ao mundo. A nossa estadia no planeta de coloração azul (predominante) mas que o nome faz jus ao nome recebido é muito curta, e se não formos úteis nele, de quê adianta dizer: “Eu vivi!”? É fato que ultimamente eu tenha me sentido um tanto sem importância no mundo, já que não estou me conectando a ele através dos estudos, mas eu estou começando a me conscientizar de que é preciso ser feito algo, não precisa ser muito grande, mas apenas algo que posso fazer as pessoas se tocarem que ELAS PODEM MUDAR O MUNDO, SE QUISEREM.

Essa é a passagem sobre a “Infância”, idéia de liberdade absoluta e irrestrita no campo da imaginação, espero que entendam o quê eu quis dizer, a hora de mudar é na educação das crianças, temos que torna-las mais humanas e sociais (no sentido de querer melhorar a sociedade) e não mais robóticas e egoístas, como muitos por aí. Dou-me por satisfeito no momento acho que disse o quê queria dizer sobre a infância. Próximo passo é a descoberta do mundo pelos estudos, saída da infância e entrada na “malandragem” da adolescência.
Muito obrigado pelo tempo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vem frodinho!
Po eu achei super criativa essa do mal dominar nada pq ta tudo destruído...
mas não concordo pq se vc defende uma igualdade, e um bom senso para se continuar a perpetuar o planeta em boas condições, sociais ou não, o mal nunca deverá ganhar...
além do mais...
o mal não traz igualdade
é visto facilmente pela maldade com nossa população feita por vis "bonecos malvados" que destruiram a terra na luta contra o mal...
mesmo que o bem não possa teoricamente ganhar depois da terra destruída, ainda tem que ganhar, pois a nossa verdade de revolta contra tudo o que é ruim tem que prevalecer...
não podemos deixar que nos levem simplesmente pelo exército de "bonecos malvados"(os meus raptavam as bonecas) e ser tão ruins como eles...
só te perdoo pq tu era criança, pq se num fosse eu ia te dar uma...
vc sabe...